MUVI - Museu Virtual de Artes Plásticas
Claudia Bakker
Apontamentos Destino
2006
Outros trabalhos de
Claudia Bakker

Folder digital
(clique na imagem)

Outros artistas no MUVI
Claudia Bakker

Dentre as exposições que já participou fez a individual Tempo Danificado no Paço Imperial/RJ em 1999, Poesia Visual na Galeria Lygia Clark no Museu Nacional de Belas Artes/RJ/1997, Participou da coletiva Teoria dos Valores na Casa França Brasil/RJ/1998, Educação Olha! na Galeria Gentil Carioca/2005, Draw-Drawing-2TheFoundry/Gallery/London/BiennaleLondres/Inglaterra/2006, Notas de Observatório no Centro Cultural da Telemar no Rio de Janeiro-Espaço Oi Futuro/2006, Homenagem a Lygia Pape/2006, Arquivo Geral 2006 no Centro de Arte Hélio Oiticica, da SPARTE/SP/2007 pelas Galerias Tempo e Arte em Dobro, do Projeto Respiração/2007 em Estados de Metáfora na Fundação Eva Klabin/RJ, das Novas Aquisições 2007 MAM/RJ na


Coleção Gilberto Chateaubriand, Fotoencontro 2007 na Galeria Mercedes Viegas, de Limiares Urbanos/FOTORIO 2007 no Centro Cultural dos Correios, das Intervenções em o Museu como Lugar 2007 no Museu Imperial de Petrópolis. Em 2008 faz individual na Galeria Graça Brandão no Porto em Portugal e participa das feiras SP Arte em São Paulo e Arte BA em Buenos Aires com a Galeria Arte em Dobro/RJ dentre outras exposições.
As Fotoperformances foram realizadas em diversas instituições, dentre elas no Jardim da Fundação Serralves no Porto/Portugal, no Jardim da Fundação Peggy Gugenheim em Veneza/Itália, dentro do Pavilhão de Israel na Bienal de Veneza e outros.

As instalações realizadas no Museu do Açude fizeram parte da Conferência sobre as experiências de Arte Contemporânea no Museu do Açude no 6 Congresso Internacional do DEM HIST/ICOM em Lisboa 2006.
"O jardim do Éden e o Sangue da Górgona" foi apresentada também no I simpósio Latino americano da Internacional Organization for Science and Technology Education e ainda no VII encontro: Perspectivas do Ensino da Biologia tendo a arte como contribuição para práticas pedagógicas sobre o pensamento de Paulo Freire e Manuel Castells/USP/2002.
Escreveram sobre seu trabalho: Fernando Cochiaralle (curador do MAM/RJ), Luiz Camillo Osório (curador independente e crítico do Jornal o Globo), Marcio Doctors (curador da Fundação Eva Klabin/RJ e do Parque de Instalações Permanentes do Museu do Açude/RJ) Adolfo Montejo Navas (curador independente e poeta visual) além das críticas Kátia Canton, Luiza Interlenghi e Luisa Duarte dentre outros .


Brasil Segni d'arte-Querini Stampalia-Veneza,Itália
"In un paese caratterizzato oggi da una cultura originale e anti-centrista, è spiegabile, proprio in questi anni di penalizzazione della pittura, il sussistere di un interesse pittorico vivo ed articolato nei giovani. Mi referisco in special modo, a Luiz Zerbini, Fabio Miguez, Paulo Pasta,Dudi Maia Rosa, Marco Giannotti, Claudia Bakker, Cristina Canale, Fabio Cardoso, Beatriz Milhazes, Rodrigo Andrade, Roberto Cecato, che usa la fotografia con valenze pittoriche e a Daniel Senise."
Lucilla Saccá * Commisaire et Cattedra di Storia dell'Arte Contemporana alla Facoltà di Lettere/Firenze.

Formação

2006-Seminários Internacionais Museu Vale do Rio Doce-Arte no Pensamento-Vila Velha-ES
2005-Seminários de Marcio Tavares do Amaral-ECO/UFRJ-Rio de Janeiro.
2001-Mestrado em Comunicação e Tecnologia da Imagem. Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ -Land Art como estratégia de proteção do espaço ante a virtualidade das imagens no século XX-através do gestell em Heidegger- orientador Emmanuel Carneiro Leão/Marcio Tavares do Amaral-convidado Luiz Camillo Osório(unirio)-Rio de janeiro-Brasil-Bolsa mérito CNPQ.
2001-Professora convidada do Curso de Especialização em Teoria da arte: Fundamentos e práticas artísticas.Matéria: Arte e Linguagens artísticas-UERJ -Rio de janeiro-Brasil
2000-Seminário "Mito- História- Crônica: Momentos da Cultura Ocidental" com Luciano Arcella de Universitá dell'Aquila, Itália-ECO/UFRJ-Rio de Janeiro-Brasil
1990-1991-Pós-graduação em História da Arte e Arquitetura no Brasil.-Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC -A Poética de Leonilson-orientador Fernando Cochiaralle-Rio de Janeiro-Brasil
1992-Escola de Artes Visuais do Parque Lage-Rio de Janeiro-Brasil
1988-Graduação em Comunicação Social / UGF-PUC / Rio de Janeiro-Brasil

 


Apontamentos Destino

Sala Chinesa Fundação Eva Klabin/RJ 2006
MAM/RJ Novas Aquisições Coleção Gilberto Chateaubriand 2007
Fotoencontro Galeria Mercedes Viegas/RJ 2007

"As fotografias de Claudia Bakker se distinguem no contexto desta exposição pela eloqüência visual que lhe é característica. Se nas demais obras o que se vê são paletas mais sóbrias, aqui as cores pulsam, o uso da luz é exercitado de forma ampla e o traço do barroco se faz presente. Traço que é uma marca da trajetória de Claudia, na qual investigações sobre o orgânico, o tempo e linguagem também surgem constantemente.

Na série de fotografias aqui apresentada vemos três portas fechadas, uma ao lado da outra, registradas frontalmente, cada uma iluminada de maneira diversa, com texturas distintas, mas sempre em tons rubros. O título do trabalho, Apontamentos Destino, denota as múltiplas possibilidades contidas nessas portas cerradas, cada uma surgindo como um destino em potencial. Há uma remissão ao ato de escolha, decisão, ritual de passagem em que se deixa para traz algo e se abre caminho para um por vir.


A iluminação quase sombria sugere um mistério implicado em cada possibilidade de travessia, em cada escolha. Se nas influências barrocas o escritor cubano Lezama Lima é uma referência para a artista, em sua pesquisa sobre o uso da luz surge a inspiração no autor japonês Junishiro Tanizaki, e suas investigações acerca das diferenças entre uma iluminação própria do ocidente e outra que concerne ao oriente. Entre estes pólos a obra de Claudia se move, percorrendo, a um só tempo, as trilhas do excesso e da precisão. "


Luisa Duarte / 2007

extraido do texto Do cotidiano ao sonho em quatro artistas Galeria Mercedes Viegas


Artistas participantes do projeto MUVI
Incisões - Gravadores Contemporâneos do Paraná Textos e entrevistas Saiba mais sobre a história das artes plásticas no Brasil Saiba mais sobre o MUVI Links Recomendados mande um mail para o MUVI
Clique nas imagens para ampliar
Design da página: Fábio Channe
PARCERIAS:
Projeto POLVO Projeto de Extensão Artista na Universidade Teatro Monótono Projeto Heterodoxia Projeto para a Construçao de um Desenho  -  Marlon de Azambuja
 
 
É expressamente proibida a reprodução do conteúdo desta página sem a autorização do artista ou da Coordenadoria do MUVI
Todo o material (fotos e textos) que forma o conteúdo deste site foi fornecido pelos artistas focados,
sendo que a Coordenadoria do MUVI não se responsabiliza pelo mesmo.
© MUVI 2006