MUVI - Museu Virtual de Artes Plásticas
Denise Bandeira
Currículo
Outros trabalhos de
Denise Bandeira
Folder digital
(clique na imagem)

Outros artistas no MUVI
DENISE BANDEIRA
Nasceu em Curitiba, em 1958.

1977 - Freqüenta o curso de Pintura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, até 1979.

1980
- Participa da mostra III Mostra de Desenho da Secretaria do Estado da Cultura e do Esporte do Paraná, recebendo prêmio.
1980 - Participa do 37.º Salão Paranaense, Secretaria do Estado da Cultura e do Esporte do Paraná.

1981
- Participa da mostra 1º Jovem Arte Sul América Brasil Sul, Curitiba.

1982
- Participa da mostra de arte Bicicleta, Secretaria do Estado da Cultura e do Esporte do Paraná.
1982 - Participa da exposição itinerante Partners of Americas Ohio, EUA - Paraná, Brasil.
1982 - Conclui o curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Paraná.

1983
- Freqüenta o atelier de escultura do Centro de Criatividade, Fundação Cultural de Curitiba, no período de 1978 até 1983.
1983 - Integra a exposição Coletiva Moto continuo, Fundação Cultural de Curitiba, Paraná.

1984
- Participa da mostra IVº Jovem Arte Sul América Brasil Sul, Curitiba.
1984 - Participa da 'Mostra de Artistas Paranaenses' na Fundação Álvares Penteado, São Paulo.

1985
- Integra a exposição 'Impressões Digitais' com as artistas Laura Miranda e Eliane Prolik, realizando coletivamente pinturas, recortes em chapas de alumínio, pintura em out door e vídeo. A exposição foi apresentada na Sala Miguel Bakun, em Curitiba e no 'Projeto Sessão Corrida' do Centro Cultural São Paulo, Praça Roosevelt em São Paulo. O trabalho coletivo 'Impressões Digitais' recebe 'Prêmio de pintura' no 42º Salão Paranaense. Integra a mostra itinerante 'Valores Atuais do Paraná', Sala Miguel Bakun, Curitiba e Palácio das Artes, São Paulo.
1985 - Participa da mostra 'Traço e Forma', Fundação Álvares Penteado em São Paulo.

1986
- A exposição 'Impressões Digitais' participa do 'Projeto Conexão Urbana' do Espaço Madame Satã em São Paulo.
1986 - Participa do 43º Salão Paranaense. Realiza exposição individual na Galeria Banestado, Curitiba.

1987
- Integra com diversos artistas o 'Núcleo de Estética', ocupando espaços públicos para discutir problemas ligados ao pensamento estético e acontecimentos artísticos. Realiza com Laura Miranda e Eliane Prolik os projetos 'Trajeto' e 'Fio', com performances, desenhos, vídeos, incluindo a oficina 'Retorno do Corpo'. A oficina, realizada com alunos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, foi encerrada com mostra de trabalhos dos participantes no Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Estas propostas foram apresentadas no Camarim Ensaios Bar, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná e no Museu Alfredo Andersen em Curitiba, também integrando o 'Projeto Sessão Corrida' do Centro Cultural São Paulo.
1987 - Realiza exposição individual 'Massas' na Casa Romário Martins, Fundação Cultural de Curitiba.
1987 - Convidada a integrar a mostra itinerante 'Geração 80', organizada pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

1988
- Integra com Eliane Prolik a comissão organizadora da mostra coletiva 'Olho', Museu de Arte Contemporânea do Paraná, também participa da exposição. Integra a mostra 'Vida e Morte' na Galeria Banestado, Paraná.

1989
- Júri do 45.º Salão Paranaense.
1989 - Integra a mostra 'Pára-raios', com grupo de artistas plásticos, realizando a ocupação de um imóvel na área central de Curitiba, com instalações e eventos artísticos, antes da demolição do prédio.

1991
- Realiza com Laura Miranda, a oficina de sensibilização corporal e criação 'Meio Líquido', com exposição dos trabalhos realizados pelos participantes nos jardins do Museu de Arte do Paraná. As artistas apresentam a oficina 'Meio Líquido', com palestra e vídeo no 1º Festival de Inverno de Antonina, Universidade Federal do Paraná.
1991 - Integra a mostra coletiva 'Artistas do Paraná - geração 80', da Galeria de Arte da Universidade Federal de Santa Catarina.
1991 - Participa do projeto 'Tridimensional' convidada pela Fundação Cultural de Curitiba.

1992 -
Integra a comissão organizadora do Projeto 'Escultura Pública', apresentando uma instalação na Praça Avenida Nossa Senhora da Luz, Curitiba.
1992 - Participa da 'Mostra de escultura' e a coletiva 'Final de ano' da Galeria Casa da Imagem, Curitiba.

1993
- Produção e direção do vídeo 'Faneron' com participação no 16.º Festival do Minuto, Tokyo e do vídeo sobre o artista plástico Raul Cruz, acervo do Museu de Arte do Paraná.
1993 - Especialização em História da Arte, Arquitetura e Artes Plásticas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

1994 -
Integra a comissão organizadora da exposição retrospectiva 'Raul Cruz' realizando o levantamento do acervo da obra plástica do artista, projeto viabilizado pela Lei de Incentivo a Cultura, Fundação Cultural de Curitiba.
1994 - Realiza com a artista Laura Miranda, o projeto 'Oficina dos sentidos' no Museu Alfredo Andersen e a oficina de criação e sensibilização corporal 'Prima matéria' em espaço alternativo, Curitiba.

1995
- Participa da XI Mostra da Gravura Cidade de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba.
1995 - Realiza a digitalização dos dados do acervo das obras plásticas do artista Raul Cruz, formando um banco de dados para consultas sobre o artista.

1996
- Concursada para o cargo de professor do Departamento de Artes Plásticas da Faculdade de Artes do Paraná.

1998
- Realiza com a artista Laura Miranda, as oficinas coletivas 'Fonte 1998/1999' e 'Serpente 2000' para alunos das escolas EMBAP e Faculdade de Artes do Paraná.
1998 - Inicia o projeto 'Corpo Impresso' com a artista Laura Miranda. Realizando impregnações com pó de grafite e de carvão, impressões do corpo e desenhos. A performance foi executada pelas artistas sem presença de espectadores. As fotografias e vídeos constituem o registro do processo.

1999 -
Ingressa no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná. Participa da exposição 'Obras recentes no acervo', Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Grava em vídeo depoimento, convidada pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Responsável pela cronologia e pelo texto 'Pêndulo' apresentados no catálogo da artista Laura Miranda.

2000
- Participa da XII Mostra Nacional da Gravura, Fundação Cultural de Curitiba.
2000 - Ministra Oficina de Criação no X Festival de Inverno de Antonina, Universidade Federal do Paraná. Realiza oficina para alunos no Evento Macuaçu, da Faculdade de Artes do Paraná, e a oficina de desenho com Laura Miranda, no Evento 'Purungo 2000', promovido pelos alunos dos cursos de desenho industrial (UFPR, Tuiuti, PUC e UNICEMP).
2000 - Participa da exposição Coleção Contemporânea 2000, Fundação Cultural de Curitiba.

2001
- Realiza com a artista Laura Miranda a exposição "Pêndulo" no Museu Metropolitana de Arte, Curitiba.
2001 - Participa da exposição A Poética da Morte realizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Santa Catarina.
2001 - Participa de mesa redonda "Ensino de Arte", promovido pelo diretório acadêmico da FAP. Participa da Palestra "Ações Artísticas em Curitiba realizadas nas décadas de 1980 - 1990".
2001 - Participa do III Seminário de Pesquisa em Educação Região Sul realizado pela UFRG em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
2001 - Defende a dissertação Mudanças do saber em arte, obtendo o título de mestre em educação pela UFPR.

2002
- Assume a coordenação do Curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes do Paraná.
2002 - Membro da comissão do museu da Universidade Federal do Paraná, MUSA.
2002 - Desenvolve proposta juntamente com Laura Miranda para oficina "Corpoesis" dirigida aos alunos da FAP.
2002 - Participa da mostra "Homenagem a Adalice Araújo" realizada no Museu de Arte Contemporânea do Paraná em setembro de 2002.- Realiza palestra sobre o tema "O corpo do Artista" na Semana de Arte da EMBAP.
2002 - Participa da exposição "100 anos do Museu Alfredo Andersen".
2002 - Apresenta comunicação sobre o tema ensino de desenho no IV Seminário de Pesquisa em Educação Região Sul realizado pela UFST em Florianópolis, Santa Catarina.

2003
- Participa do grupo de discussão políticas públicas 'Museologia e oficinas' a convite da Secretaria de Cultura do Paraná, indicada como membro da COSEM (Conselho Estadual de Museus).
2003 - Integra o projeto Bala, constituído por oficinas de criação e cursos teóricos, do atelier Grão juntamente com um grupo de artistas.
2003 - Realiza a exposição Spirare, na Embaixada Brasileira no Japão, em Tóquio.
2004 - Participa da exposição Múltiplas Identidades, promovida pela Casa Andrade Muricy.
2004 - Realiza a oficina Vestidos - Projeto Bala, juntamente com Laura Miranda.

Alguns textos sobre a obra da artista

HERKENHOF, Paulo; PEDROSA, Adriano (org.). Marcas do corpo, dobras da alma. XII Mostra de Gravura de Curitiba. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 2000.
JUSTINO, Maria José. 50 anos do Salão Paranaense. Curitiba: Museu de Arte Contemporânea do Paraná, 1995.
ARAÚJO, Adalice. Revolucionário projeto de escultura pública desafia a crise. Gazeta do Povo, Curitiba, 10 de maio de 1992. Artes Plásticas.
ALMEIDA, Marlene de. 'Exposição pára-raios'. Galeria Revista de Arte, São Paulo: Área Editorial, n. 16, p. 160 - 161, 1989.
MUSEU DE ARTE DO PARANÁ / JUSTINO, Maria José et al. Tradição / Contradição. Curitiba: Secretaria do Estado da Cultura e do Esporte do Paraná, 1986.

Algumas coleções

Suas obras integram as coleções: Fundação Cultural de Curitiba, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu de Arte de Santa Catarina.

Versão para impressão

po2}
Artistas participantes do projeto MUVI
Incisões - Gravadores Contemporâneos do Paraná Textos e entrevistas Saiba mais sobre a história das artes plásticas no Brasil Saiba mais sobre o MUVI Links Recomendados mande um mail para o MUVI
Clique nas imagens para ampliar
Design da página: Fábio Channe
PARCERIAS:
Projeto POLVO Projeto de Extensão Artista na Universidade Teatro Monótono Projeto Heterodoxia Projeto para a Construçao de um Desenho  -  Marlon de Azambuja
 
 
É expressamente proibida a reprodução do conteúdo desta página sem a autorização do artista ou da Coordenadoria do MUVI
Todo o material (fotos e textos) que forma o conteúdo deste site foi fornecido pelos artistas focados,
sendo que a Coordenadoria do MUVI não se responsabiliza pelo mesmo.
© MUVI 2004