MUVI - Museu Virtual de Artes Plásticas
Felipe Barbosa
Mapas
2001/2005
Outros trabalhos de
Felipe Barbosa


Folder digital
(clique na imagem))
Outros artistas no MUVI

Felipe Barbosa

Niterói, 1978. Formado em pintura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2001. Recebeu orientação de Carlos Zílio, na mesma instituição, em bolsa de iniciação científica pelo CNPq, entre 2000 e 2001. Frequentou cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro e o curso de gravura no Museu do Ingá, Niterói, entre 1996 e 1998. Em seus trabalhos, apropria-se de objetos e elementos encontrados no cotidiano urbano, como palitos de fósforos e tampas de garrafas de cervejas, para extrair de sua materialidade e do processo de realização da obra suas possibilidades artísticas. Realiza intervenções urbanas que dialogam com a arquitetura e as perspectivas visuais da cidade e incorporam a dimensão temporal dos deslocamentos urbanos.

 

 

Currículo Mail para Felipe Barbosa


Mapas de Circulação


Mapas de Consumo

  Gostaria de apresentar como proposta para a residência El Basilisco a série de obras intitulada Mapas. Desde 2001 venho desenvolvendo trabalhos que partem dos dejetos encontrados em grandes cidades, realizando os mapas de consumo de bebidas e os mapas de circulação.

Mapas de Consumo - mapa estatístico de consumo de bebidas, construídos a partir de tampas de bebidas encontradas pelas ruas da cidade, as tampas são organizadas em pequenos grupos (determinados por suas marcas) em uma área limitada do chassi, os grupos crescem radialmente conforme encontro as tampinhas pelo chão da cidade, refletindo no quadro esse consumo. Esses trabalhos foram realizados nas cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza, (Brasil); Madri (Espanha); Tijuana (México); Paris (França); San Juan (Porto Rico) e Londres (Inglaterra).

Mapas de Circulação - são feitos a partir de tickets de metro usados, que vou coletando pelas as estações e pelas ruas da cidade. Uso os tickets como uma unidade da malha de linhas que compõem o sistema de transporte, redesenhando o mapa de metro da cidade. Esses trabalhos foram realizados nas cidades de Madri, Barcelona (Espanha); Paris (França); Lisboa (Portugal) e Londres (Inglaterra).

Gostaria de dar continuidade a esse projeto, realizando os Mapas da Cidade.

Felipe Barbosa
Dezembro 2004

Versão para impressão

Artistas participantes do projeto MUVI
Incisões - Gravadores Contemporâneos do Paraná Textos e entrevistas Saiba mais sobre a história das artes plásticas no Brasil Saiba mais sobre o MUVI Links Recomendados mande um mail para o MUVI
Clique nas imagens para ampliar
Design da página: Fábio Channe
PARCERIAS:
Projeto POLVO Projeto de Extensão Artista na Universidade Teatro Monótono Projeto Heterodoxia Projeto para a Construçao de um Desenho  -  Marlon de Azambuja
 
 
É expressamente proibida a reprodução do conteúdo desta página sem a autorização do artista ou da Coordenadoria do MUVI
Todo o material (fotos e textos) que forma o conteúdo deste site foi fornecido pelos artistas focados,
sendo que a Coordenadoria do MUVI não se responsabiliza pelo mesmo.
© MUVI 2004