MUVI - Museu Virtual de Artes Plásticas
Geraldo Leão
Arte Pesquisa
Sala Arte, Design & Cia. UFPR. 06 de fevereiro a 01 de março de 2002
Outros trabalhos de
Geraldo Leão



Folder digital
(clique na imagem))
Outros artistas no MUVI
Geraldo Leão Veiga de Camargo

É artista plástico e professor do Departamento de Artes da UFPR. Mestre em História com pesquisa sobre a introdução do abstracionismo no Paraná no início dos anos 60. Doutorando em História com uma pesquisa sobre o Paranismo e as relações entre a arte paranaense do entre-guerras e as ideologias autoritárias.
Atuou como ilustrador, diagramador e arte-finalista no extinto Diário do Paraná e em agências de publicidade até 1984 quando passou a dedicar-se exclusivamente às artes plásticas até o ingresso na UFPR em 1997.

Participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Publicou vários artigos em periódicos paranaenses como: Nicolau, Correio de Notícias, Gazeta do Povo e O Estado do Paraná.
Integrou os Conselhos da Galeria de Arte Banestado, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, foi membro do Conselho Estadual de Cultura.

A partir de 1989, ministrou cursos de história da pintura contemporânea e oficinas de pintura em museus, galerias de arte, e instituições de ensino superior.

Em 1990 participou da Comissão Curadora que selecionou artistas paranaenses para exposição no Museu de Himeji, no Japão. Em

1991 foi responsável pela curadoria da Exposição retrospectiva do artista plástico Mohamed Ali, para a Fundação Cultural de Curitiba. Em 1995 cria e organiza a exposição Arte contemporânea na UFPR, a convite da Coordenadoria de Cultura da Pró-reitoria de extensão e Cultura da UFPR. Curador-assistente da XII Mostra da Gravura Cidade de Curitiba, Mostra América, 1999/2000. Curador da XXXII Coletiva de Artistas de Joinville. MAJ/ Joinville, SC, em 2002; A matriz e a linguagem: Gravura paranaense em Córdoba, 2004.

Mestrado em História. Universidade Federal do Paraná. 2002.
Doutorando em História. UFPR
Licenciatura em Desenho. (Superior/Licenciatura plena).
Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
Ano de conclusão: 1980
Pintura. (Bacharelado).
Escola de Música e Belas Artes do Paraná -
Ano de conclusão: 1980

Currículo


Fotografia: Fábio Channe


O Rio
Cobre e terra. 1999


Artistas participantes do projeto MUVI
Incisões - Gravadores Contemporâneos do Paraná Textos e entrevistas Saiba mais sobre a história das artes plásticas no Brasil Saiba mais sobre o MUVI Links Recomendados mande um mail para o MUVI
Clique nas imagens para ampliar
Design da página: Fábio Channe
PARCERIAS:
Projeto POLVO Projeto de Extensão Artista na Universidade Teatro Monótono Projeto Heterodoxia Projeto para a Construçao de um Desenho  -  Marlon de Azambuja
 
 
É expressamente proibida a reprodução do conteúdo desta página sem a autorização do artista ou da Coordenadoria do MUVI
Todo o material (fotos e textos) que forma o conteúdo deste site foi fornecido pelos artistas focados,
sendo que a Coordenadoria do MUVI não se responsabiliza pelo mesmo.
© MUVI 2004