MUVI - Museu Virtual de Artes Plásticas
Marília Diaz
Mural Cerâmico
Sesquicentenário - João Pessoa, PB - 2003
Projeto de autoria de Marília Diaz
Agosto de 2002 a fevereiro de 2003.
Outros trabalhos de
Marília Diaz


Folder digital
(clique na imagem)
Para abrir o arquivo, será necessário o programa winzip pi similar (os arquivos estão no formato .zip) O cartaz e o folder estão em tamanho A4 cada um.
Outros artistas no MUVI

"A Arte Registra a História"

Entre os anos de 1997 e 2002 desenvolvi minhas atividades acadêmicas no Departamento de Artes da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Nesse tempo participei como coordenadora pedagógica do Projeto Arte na Escola, no qual prestei assessoria pedagógica aos professores de Arte no Centro Experimental de Ensino Aprendizagem Sesquicentenário, escola estadual de referência no estado e no país. Na escola, entre os meses de agosto de 2002 a fevereiro de 2003, realizei o sub-projeto

"A Arte Registra a História" envolvendo toda a comunidade. O grupo constituído de 1500 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio construiu um mural de 20mx3m40cm em cerâmica, que trouxe para o espaço escolar o sentido de pertença bem como a estetização, visto que o local era usado como depósito de lixo. O contexto local e seus significados foi a temática que norteou o trabalho teórico-prático durante as aulas de Arte. Como a Escola dispunha de poucos recursos foram otimizados materiais alternativos, como o vidro de garrafas, para imprimir cor às lajotas que permeiam as modelagens.
Rosilda Sá, ceramista e professora da UFPB, produziu uma fita de vídeo como registro dessa experiência.

O vídeo "Construção Coletiva - mural cerâmico", foi selecionado na ONU entre 150 títulos de 15 países para a fase de premiação no 4º Festival Projections D'Argile em Montpellier na França, a se realizar entre os dias 12 a 14 de março do corrente ano.

Marília Diaz





Versão para impressão

Lúcia Giovana e Marília Diaz
Material selecionado para  o vidrado das lajotas
Material selecionado para  o vidrado das lajotas









Fotografia: Rosilda Sá e Roberto Coura
Fonte:
1 - Acervo particular da artista
2 - CD-ROOM do projeto " A arte registra a história"

O projeto "A ARTE REGISTRA A HISTÓRIA" foi idealizado e coordenado pela Profª Marília Diaz. Este projeto foi criado para celebrar os onze anos de administração participativa do Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, em João Pessoa, Brasil, respaldada pela Cooperativa de pais e professores, se estruturando como escola modelo no Estado da Paraíba. Uma escola pública de qualidade. Durante estes onze anos a escola vem sendo coordenada pela Profª Lúcia Giovanna Duarte de Melo.

Para celebrar esta data e pensando numa iniciativa que envolvesse os alunos da escola, os professores, a administração, os pais, a comunidade e a Universidade Federal da Paraíba, a Profª Marília Diaz elaborou este Projeto que foi desenvolvido durante sete meses (de agosto de 2002 a fevereiro de 2003) e envolveu muitos colaboradores.

O projeto "A ARTE REGISTRA A HISTÓRIA" visou a construção de um mural cerâmico modelado por 1.500 alunos durante as aulas de Arte, configurando-se num espaço para as informações visuais de caráter cognitivo e afetivo que registrou a história recente do Sesquicentenário. Os temas trabalhados foram: o sol (representando a cidade de João Pessoa, onde o sol nasce primeiro); o homem (representando as pessoas que participaram do projeto); o coração (representando a afetividade e os sentimentos); a camisa (representando o envolvimento com a escola, o vestir a camisa da escola); os 5 sentidos - tato (mão), olfato (nariz), audição (ouvido), visão (olho) e paladar (boca) representando o envolvimento geral do ser; o novo conhecimento gerado pelo desenvolvimento do projeto; o novo homem resultante do projeto; os pés como elementos norteadores de trabalho e caminhos para seguir sempre; o professor e os alunos com uma pipa representando o sonhar e voar constante necessário à nova escola.

Dos elementos fundamentais para o registro da história da escola até a sua forma de fixação e exposição permanente no local (pátio interno da escola) contou com a participação coletiva (porém se faz necessário registrar, novamente, o papel fundamental da idealizadora e coordenadora do projeto Profª Marília Diaz). Com a concretização do mural, a experiência estética passou a ocupar outros espaços na escola, podendo ser vivenciada por todos. Hoje esta obra cerâmica e seu entorno é motivo de orgulho para toda a comunidade.


Créditos do Projeto
"A ARTE REGISTRA A HISTÓRIA"

Idealização e coordenação
MARÍLIA DIAZ

Local
Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário
Rua Manoel Franca, S/N - Conjunto Pedro Gondim
João Pessoa - PB BRASIL CEP: 58.031-090
Tel.: (83) 244 7870

Coordenadora Geral do Sesqui
LÚCIA GIOVANNA DUARTE DE MELO

Pedagoga
CARMÉLIA RODRIGUES DA SILVA

Modelagem do mural
1500 ALUNOS do SESQUI

Professoras de arte
ANA LÚCIA LORDÃO
HELOÍSA DO CARMO S. FALCÃO
MARIA DA GLÓRIA DE OLIVEIRA TARGINO
NARA MARIA VÉRAS VIANA
SONIA MARIA SILVA DOS SANTOS
MARIA DE FÁTIMA M. QUEIROZ DE PAULA

Colaboradores
DAYSE BORGES
LARISSA MELO DOS SANTOS
MARIA DE FÁTIMA BATISTA

Projeto arquitetônico e paisagístico
FABIANO DE MELO DUARTE ROCHA
MARCELO ANDRADE DINIZ

Registro fotográfico
ROBERTO COURA

Vídeo
ROSILDA SÁ
SANDOVAL FAGUNDES

Pedreiros
SEVERINO MIGUEL DOS SANTOS
PEDRO LEITE CARVALHO

Ajardinamento
GIL TADEU ZERMIANI (Coord.)
MÁRCIO GLEY HENRIQUE DA SILVA
FRANCISCO DE ASSIS DE ANDRADE MARQUES
GUSTAVO DO NASCIMENTO BESERRA
JOSIVALDO ALEXANDRE DA SILVA
JOSE GUTEMBERG OLIVEIRA PEREIRA
ANTÔNIO DONATO FILHO

Versão para impressão

Artistas participantes do projeto MUVI
Incisões - Gravadores Contemporâneos do Paraná Textos e entrevistas Saiba mais sobre a história das artes plásticas no Brasil Saiba mais sobre o MUVI Links Recomendados mande um mail para o MUVI
Clique nas imagens para ampliar
Design da página: Fábio Channe
PARCERIAS:
Projeto POLVO Projeto de Extensão Artista na Universidade Teatro Monótono Projeto Heterodoxia Projeto para a Construçao de um Desenho  -  Marlon de Azambuja
 
 
É expressamente proibida a reprodução do conteúdo desta página sem a autorização do artista ou da Coordenadoria do MUVI
Todo o material (fotos e textos) que forma o conteúdo deste site foi fornecido pelos artistas focados,
sendo que a Coordenadoria do MUVI não se responsabiliza pelo mesmo.
© MUVI 2004