MUVI - Museu Virtual de Artes Plásticas
Rosana Ricalde
Encontro dos rios com o mar
2004
Outros trabalhos de
Rosana Ricalde


Folder digital
(clique na imagem)
Outros artistas no MUVI


Rosana Ricalde
da Silva (Niterói RJ 1971) é formada em gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, EBA, Rio de Janeiro.

Atualmente, faz mestrado em ciência da arte na Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói.

A artista descobre e renova uma memória não linear da escrita e da fala ao combinar suportes obsoletos (carimbos, tipos de máquina de datilografar, etiquetas) com ditados esquecidos do latim ou transmitidos pela tradição oral; com verbos da língua portuguesa agrupados por expressarem uma ação comum; ou com poemas da literatura brasileira de autores de séculos passados. Integra a equipe de produção e pesquisa do Paço Imperial, Rio de Janeiro, desde 2000.

Em parceria com o artista Felipe Barbosa, participa das três edições do Prêmio Interferências Urbanas, Rio de Janeiro, em 2000 e 2001.

Realiza mostras individuais no Centro Paschoal Carlos Magno, Niterói, 2000 e no Espaço Maria Martins, Rio de Janeiro, 2001. Entre as exposições coletivas de que participa destacam-se 7º Salão Nacional Victor Meirelles, Florianópolis, 2000; e 8ª Universidarte (menção honrosa), Rio de Janeiro, 2000.

Retirado do site: http://www.itaucultural.org.br





Currículo artístico


ENCONTRO DOS RIOS COM O MAR
Poemas referentes aos rios e ao mar escritos em vinil adesivo
em vários tons de azul, aplicados sobre placas de vidro
total de 25 placas de vidro de tamanhos variáveis.– 2004

 


 

Desenvolvo já há algum tempo uma intensa pesquisa sobre elementos e códigos da comunicação literário-verbal e as possibilidades de alargamento e expansão dos limites contidos nessa dinâmica. Tenho especial interesse pelos suportes tradicionais da escrita, encontrando aí material para intervenções que tensionam a linguagem em seus aspectos fonético, morfológico, sintático, semântico e, eventualmente, social. A palavra se apresenta então como elemento-base neste processo, plataforma de atuação onde a manipulação de sua forma irá configurar os deslocamentos poéticos por mim produzidos.

Não se trata apenas de explorar a escrita fora de seu registro convencional, mas de buscar por um grau de densidade da mesma que é mais e mais solapado pelo sentido de urgência dos tempos em que vivemos. Procuro conferir visualidade corpórea a fragmentos de textos extraídos de poemas, romances, manifestos; como se a partir desta ação, a palavra se visse efetivamente "praticada", ganhando corpo em arranjos que se projetam para além de seu suporte originário, expandindo-se em desdobramentos simbólicos cuja silenciosa presença é pontuada por um comentário poético a respeito das instâncias envolvidas no processo da escrita e de sua assimilação. Elementos caros à escrita - a narrativa, a semântica, a sintaxe do texto - são subvertidos, expandindo-se numa operação de superposição e rebatimento de sentidos, no que pode ser apreendido como uma livre prática de desassociação entre conteúdo do texto e a forma do vocábulo.

Rosana Ricalde

Versão para impressão

Artistas participantes do projeto MUVI
Incisões - Gravadores Contemporâneos do Paraná Textos e entrevistas Saiba mais sobre a história das artes plásticas no Brasil Saiba mais sobre o MUVI Links Recomendados mande um mail para o MUVI
Clique nas imagens para ampliar
Design da página: Fábio Channe
PARCERIAS:
Projeto POLVO Projeto de Extensão Artista na Universidade Teatro Monótono Projeto Heterodoxia Projeto para a Construçao de um Desenho  -  Marlon de Azambuja
 
 
É expressamente proibida a reprodução do conteúdo desta página sem a autorização do artista ou da Coordenadoria do MUVI
Todo o material (fotos e textos) que forma o conteúdo deste site foi fornecido pelos artistas focados,
sendo que a Coordenadoria do MUVI não se responsabiliza pelo mesmo.
© MUVI 2004