Theodoro De Bona (1904-1990)
Parcerias:

DE BONA, Theodoro (1904-1990).

Nascido em Morretes (PR) e falecido em Curitiba. Estudou com Alfredo Andersen em Curitiba, entre 1922 e 1927, seguindo nesse último ano para a Itália a fim de se aperfeiçoar. Foi aluno de Ettore Tito e Vincenzo di Stefani na Real Academia de Belas Artes de Veneza, cidade na qual se radicou por dez anos, participando durante esse longo período de várias mostras importantes efetuadas em Florença, Roma e Veneza - inclusive da Biennale de 1930-34. Integrou ainda o Grupo Cà Pesaro, composto por jovens artistas de linguagem renovadora, entre os quais se achava o futuro grande pintor Santomaso.


Retornando ao Brasil em 1936, no ano seguinte expôs 120 telas em Curitiba e São Paulo. De 1939 em diante expôs no Salão Nacional de Belas Artes, sendo premiado em 1939 e 1959. Vivendo alguns anos no Rio de Janeiro, interessou-se pelos tipos populares e pelas favelas, que retratou em inúmeras obras. Em 1947, por encomenda do Governo Paranaense, pintou dois painéis históricos, Instalação da Província do Paraná (Palácio Iguaçu) e Fundação de Curitiba (Colégio Estadual do Paraná). Em 1965 realizou individual na Biblioteca Pública de Curitiba, e em 1970 assumiu a direção da Escola de Belas Artes do Paraná, da qual foi professor catedrático de Pintura de nu.

De Bona cultivou todos os gêneros, destacando-se porém como paisagista e pintor de figuras. Um de seus maiores triunfos deu-se em 1934, ainda na Itália, quando,

participando de concurso instituído pela Rainha no qual o assunto obrigatório era um episódio da Guerra de 1914, foi um dos 48 finalistas, classificando-se entre 898 pintores, tendo sido seu trabalho adquirido pelo Município de Longaroni. Em outra ocasião, na XVII Bienal de Veneza, o próprio Rei da Itália lhe adquiriu o óleo Paese sotto la neve. (José Roberto Teixeira Leite)

Bibl.: TEIXEIRA LEITE, José Roberto: História da Pintura Brasileira, Enciclopédia Interativa em CD-Rom, Caixa Econômica Federal, 2000.

Design da página: Fábio Channe
Artistas participantes do projeto MUVI Textos e entrevistas Saiba mais sobre a história das artes plásticas no Brasil Projetos parceiros do MUVI Saiba mais sobre o MUVI mande um mail para o MUVI