Felipe Barbosa
Mapas
2001/2005
Gostaria de apresentar como proposta para a residência El Basilisco a série de obras intitulada Mapas. Desde 2001 venho desenvolvendo trabalhos que partem dos dejetos encontrados em grandes cidades, realizando os mapas de consumo de bebidas e os mapas de circulação.

Mapas de Consumo - mapa estatístico de consumo de bebidas, construídos a partir de tampas de bebidas encontradas pelas ruas da cidade, as tampas são organizadas em pequenos grupos (determinados por suas marcas) em uma área limitada do chassi, os grupos crescem radialmente conforme encontro as tampinhas pelo chão da cidade, refletindo no quadro esse consumo. Esses trabalhos foram realizados nas cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza, (Brasil); Madri (Espanha); Tijuana (México); Paris (França); San Juan (Porto Rico) e Londres (Inglaterra).

Mapas de Circulação - são feitos a partir de tickets de metro usados, que vou coletando pelas as estações e pelas ruas da cidade. Uso os tickets como uma unidade da malha de linhas que compõem o sistema de transporte, redesenhando o mapa de metro da cidade. Esses trabalhos foram realizados nas cidades de Madri, Barcelona (Espanha); Paris (França); Lisboa (Portugal) e Londres (Inglaterra).

Gostaria de dar continuidade a esse projeto, realizando os Mapas da Cidade.

Felipe Barbosa
Dezembro 2004

Fonte: http://www.muvi.advant.com.br
Coordenação: Fábio Channe